domingo, 19 de setembro de 2010

Costeletas de Porco com Mostarda


As receitas da "Cozinha Expresso" da Nigella, são realmente muito rápidas de preparar e francamente deliciosas! Estas costeletas são um exemplo disso. Quanto ao acompanhamento é uma receita minha, adaptada da famosa "Couve Mineira" brasileira, mas que fica muito bem para acompanhar esta carne. Espero que gostem!


                                                    Ingrdientes

4 costeletas de porco
3 colheres de sopa de azeite
2 colher de sopa de mostarda em grão
200ml de natas para culinária
1/2 cup de cidra (não usei, pois não encontrei à venda)

                                                      
                                                    Preparação

Limpe as costeletas de gordura ou peles, tempere com sal e coloque-as num saco de plástico Bata-as com um martelo de cozinha para que fiquem bem tenras.

Aqueça o azeite numa frigideira, e cozinhe as costeletas em lume moderado-alto por cerca de 5 minutos de cada lado. Retire-as para uma travessa aquecida.

Coloque a cidra na frigideira, ainda ao lume. Deixe cozinhar por um minuto e acrescente a mostarda e as natas. Continue mexendo até misturar tudo e ficar com a consistência de um creme. Deixe cozinhar por mais um minuto tempere de  sal (se necessário) e retire do lume quando começar a borbulhar.

Coloque o creme sobre as costeletas e sirva quente com acompanhamento à sua escolha.
Na receita original, o acompanhamento é Gnocchi. Eu acompanhei com couve para caldo verde, escaldada com água a ferver durante 10 minutos, escorri muito bem e levei ao lume numa frigideira com um pouco de azeite, 1 dente de alho raspado e um pouco de bacon cortado em pedacinhos pequenos. Deixa-se cozinhar durante um bocado até que a couve fique bem tenra.





                                              BOM APETITE!!!!!!!!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Bruchettas de Tomate com Oregãos


Mais uma receita baseada na cozinha de Mafalda Pinto Leite, que cada vez gosto mais!
Fiz estas bruchettas como entrada para um jantar que dei à dois dias para alguns familiares. É deliciosa ,leve e sobretudo rápida de fazer. Ora experimentem que vão adorar!!


                                                        Ingrdientes

Pão (usei papo secos cortados ao meio) mas pode usar fatias de pão caseiro
Tomates
Basilico (não usei, pois nesta "santa terrinha" só há quando os pacotinhos vêm do Continente)
Alho
Vinagre balsâmico (algumas gotas)
Azeite
Oregãos

                                                           Preparação

Corte o tomate em pedaços pequenos, pique grosseiramente as folhas de basilico, raspe um dente de alho, ou esmague, tempere de sal e pimenta e regue com o azeite e algumas gotas de vinagre balsâmico. Salpique com os oregãos e reserve.

Coloque o pão na grelha (eu fiz na torradeira) e quando estiver dourado, retire esfregue com um dente de alho ligeiramente, regue com um pouco de azeite e cubra com a marinada de tomate. Espalhe mais um pouco de basilico (ou oregãos) por cima e sirva de imediato.





                                                   BOM APETITE!!!!!!!!

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Bolo de Chocolate com Creme de Café


Recentemente vi alguns programas de Mafalda Pinto Leite na Sic Mulher, e gostei muito da maneira como cozinha. Tem umas receitas maravilhosas, simples e rápidas, mas muito saborosas! Já fiz algumas e cá em casa todos adorámos!!
Este bolo de chocolate é uma das minhas sobremesas preferidas e como tal, não podia deixar de partilhar a receita com vocês.


                                       Ingredientes

2 tabletes e meia de chocolate para culinária com 70/º de cacau
4 ovos à temperatura ambiente
125g de manteiga sem sal
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de farinha sem fermento

                                         
                                            Preparação

Leve ao lume, em banho-maria, o chocolate partido em pedaços com a manteiga até derreter. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco.

Entretanto bata os ovos com o açúcar durante 8 a 10 minutos, com a batedeira eléctrica.

Misture delicadamente e sem bater a mistura do chocolate com a mistura dos ovos, acrescente a farinha peneirada e verta a massa numa forma redonda sem buraco no meio.

Leve ao forno previamente aquecido a 200º por 12 minutos.

Findo esse tempo, retire do forno, deixe arrefecer um pouco e coloque a forma no frigorífico até arrefecer.


                                             Creme

Coloque numa tigela pequena uma embalagem de queijo mascarpone, junte 2 colheres de açúcar em pó peneirado e uma chávena de café expresso. Bata tudo vigorosamente com uma colher de pau e leve ao frigorífico até ficar bem fresco.
Desenforme o bolo e cubra com o creme.
Sirva de imediato.




                                               BOM APETITE!!!!!!

domingo, 5 de setembro de 2010

Tarte de Maracujá



Olá a todos, estou de volta depois de algum tempinho ausente da cozinha e do computador! Também com o calor que tem feito, só apetece estar na praia, e como aqui onde vivo fica a 5 minutos de casa, não dá para resistir!!
Trago-vos hoje mais uma sobremesa fresquinha de maracujá, que infelizmente estão a acabar. Desta vez trata-se de uma tarte deliciosa e muito rápida de fazer.
Retirei a receita de uma Teleculinária de Fevereiro deste ano.



                                                Ingrdientes

        MASSA
350g de bolachas de chocolate
50g manteiga amolecida

         CREME
4oog de queijo creme
2 dl de polpa de maracujá
1 lata de leite condensado cozido
1 iogurte natural
7 folhas de gelatina

         COBERTURA
100g de açúcar
8 maracujás frescos
5 folhas de gelatina


                                                Preparação

Pique as bolachas na picadora até ficarem tipo pão ralado, deite para uma tigela, junte a manteiga amolecida e misture bem até ficar tipo uma farofa. Deite para uma tarteira, espalhe no fundo e pressione bem com a ajuda de uma colher. Leve ao frio.

Para fazer o creme, coloque a gelatina a demolhar em água fria durante 5 minutos. Deite o leite condensado cozido para uma tigela, junte o queijo creme e o iogurte e bata bem. Adicione a polpa de maracujá e mexa bem. Escorra a gelatina, derreta-a no micro-ondas, junte à mistura, mexa bem, deite na forma e leve de novo ao frio.

Para fazer a cobertura, corte os maracujás ao meio, retire-lhes a polpa, deite-a para um tacho, junte o açúcar e leve a lume brando durante 5 minutos. Coloque a gelatina a demolhar em água fria durante 5 minutos, depois escorra-a, junte-a ao tacho e mexa até ficar bem dissolvida. Retire do lume, deixe arrefecer, espalhe por cima do creme na tarteira quando este estiver bem solidificado e leve mais uma vez ao frio até ficar bem solidificado. Sirva decorado a gosto.





                                              BOM APETITE!!!!!!!!



                                             
Related Posts with Thumbnails