sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Bolo de Laranja da D. Albertina
















Ingredientes 

1,5 chávena de açúcar
2 chávenas de farinha
150 grs de manteiga
2 colheres de chá de fermento em pó
1 chávena de sumo de laranja
Casca de 1 laranja raspada
5 ovos
4 dcl de sumo de laranja (natural)
8 colheres de açúcar


1. Bata a manteiga com o açúcar, ate ficar cremoso, junte as gemas uma de cada vez, batendo entre cada adição, e ate que fique um creme esbranquiçado. Junte a raspa da laranja e a farinha misturada com o fermento, alternando com o sumo da laranja.
Por fim bata as claras em castelo firme, e envolva delicadamente no preparado.
2. Aqueça o forno (180º), unte uma forma redonda com manteiga e polvilhe com farinha, coloque a massa e leve ao forno cerca de 50 minutos, ou o tempo necessário para ficar cozido e douradinho (use um palito para verificar a cosedura).
3. Entretanto prepare a calda de laranja: esprema algumas laranjas no espremedor de citrinos, ate ficar com cerca de 4 dcl de sumo, tempere com o açúcar e vá mexendo de vez em quando ate este ficar desfeito. Quando retirar o bolo do forno, faça uns furos com um palito e deite a calda por cima. Deixe arrefecer um pouco ate que o liquido seja todo absorvido e desenforme de seguida. Pode decorar o bolo a seu gosto, ou servi-lho simples. Este foi coberto com "cobertura de bolos, creme de chocolate"( caixas que se vendem em supermercados já pontas a utilizar). por cima coloquei granulado de chocolate branco.

Bom apetite!






1 comentário:

  1. olá!!fatima!!parabéns!!pelo blog.acabei de escrever de meu e-mail para solicitar,as atualizações,de seu blog..adorei..o bolo!!
    caroliny!!

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário,a sua opinião é muito importante para mim. Obrigada por visitar o blogue Sabores de S. Carlos.
Volte sempre!

Related Posts with Thumbnails