Esta receita de Folar devia ter sido publicada antes da Páscoa, pois fiz na Quinta-Feira Santa, mas como tive problemas com o blog, só foi possível agora. A massa é muito boa, além de ser típica de cá. Deu-me esta receita a sra Fátima, que faz Folares caseiros para venda, durante a época da Páscoa. Estes foram amassados na MFP e levedaram durante bastante tempo ( fiz a massa de manhã e cozi à noite), no forno.
É delicioso, vale a pena o trabalho que dá.
Com a mesma massa experimentei fazer um totalmente na MFP e ficou maravilhoso, só que não tem a forma tradicional do folar, nem leva o ovo cozido.
Ingrdientes
500g de farinha tipo 65
150g de manteiga
3 ovos (se forem pequenos, leva 4)
250g de açúcar
1,5dl de leite
1 pct de fermento fermipan (1 saqueta)
1 pitada de extracto de baunilha
Leite para pincelar
Manteiga para untar o tabuleiro
Preparação
Na cuba da MFP colacam-se os ingredientes pela seguinte ordem: o leite, os ovos, a farinha misturada com o fermento e a baunilha. Selecciona-se o programa para massas e quando a máquina apitar a primeira vez para adição de ingredientes, acrescenta-se a manteiga derretida, já morna.
Quando acabar o programa, retira-se a massa da máquina e coloca-se numa tigela grande a levedar, até obter o dobro do tamanho. Como esta receita leva bastante manteiga, custa a levedar, convém colocar em lugar aquecido e cobrir com uma manta de lã (cobri com uma manta e coloquei a tigela sobre o fogão, que teve o forno aceso, durante algum tempo).
Depois de ter levedado, faz-se uma bola e coloca-se um (se preferir podem ser dois) ovo cozido e frio no centro do folar. Pincela-se com leite morno, deixa-se levedar mais um pouco (cerca de 1 hora) e leva-se ao forno médio (180ºC), até ficar cozido e com aquela cor tostadinha.
Como é costume aqui, e como tenho na Quinta uma planta chamada "Roca de Velha" (não sei se tem outro nome), não untei o tabuleiro onde cozi o folar; forrei-o com as folhas dessa planta que são grandes, de cor verde escuro e que dão um sabor delicioso à massa.
Depois de cozido, retiram-se as folhas, deixa-se arrefecer e.......bom apetite!
Se quiser fazer o folar totalmente na MFP, seleccione o programa para pão de brioche, colocando a manteiga ao primeiro apito da máquina e levando o programa até o fim. O meu ficou muito claro por cima, então levei ao forno mais uns dez minutos e ficou perfeito.Assim consegue-se fazer o folar em 02h50 e fica excelente!
BOM APETITE!!!!!!!!