segunda-feira, 24 de maio de 2010
Doce de Nèspera
Nesta época do ano, aqui em S. Carlos o que mais há são Nespereiras e, na quinta cá de casa temos Nêsperas com fartura. Para que não se estraguem faço todos os anos doce (compota) que fica para se consumir o resto do ano. Dá imenso jeito ter um delicioso pequeno almoço de torradas com doce caseiro.
Cá vai a minha receitinha, muito fácil e à moda antiga.
Ingredientes
2 kgs de nêsperas
1,5 de açúcar
Preparação
Lave as nêsperas, corte-as ao meio e retire-lhes o caroço. Coloque-as num tacho e leve ao lume brando juntamente com o açúcar, mexendo de vez em quando, até levantar fervura e derreter o açúcar. Coloque a varinha mágica no tacho e reduza as metades das nêsperas a puré, grosseiramente. Baixe o lume para o mínimo e deixe cozinhar até fazer ponto. Quando engrossar, mudar de cor e sentir o cheiro característico está pronto. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco antes de colocar em frascos.
BOM APETITE!!!!!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
És uma formiguinha, Fátima.
ResponderEliminarImagino o aroma que emana dessa compota, que dará um sabor especial aos pequenos almoços das manhãs cinzentas de Inverno.
Um beijinho.
Sem dúvida uma óptima maneira de se aproveitar a fruta!
ResponderEliminarDeve ser muito boa.
que maravilha e este ano há tanta nespera,jinhoss
ResponderEliminaradoro compotas caseiras...e esta está deliciosa.
ResponderEliminarbeijo
Eu sou de tal forma ignorante que não conhecia doce de nêspera. Mas vou ter de o procurar porque agora quero experimentar :)
ResponderEliminarMuito bom aspecto.
Beijinho*
hummm está com excelente aspecto mesmo ;)
ResponderEliminarbeijoca
Que giro, adoro nesperas e estamos no tempo delas, mas nunca pensei que ficasse desta cor, pensei que ficasse amarelinho lolol
ResponderEliminaré possivel fazer doce de pera abacate?
ResponderEliminar