sábado, 10 de abril de 2010
Folar de Páscoa
Esta receita de Folar devia ter sido publicada antes da Páscoa, pois fiz na Quinta-Feira Santa, mas como tive problemas com o blog, só foi possível agora. A massa é muito boa, além de ser típica de cá. Deu-me esta receita a sra Fátima, que faz Folares caseiros para venda, durante a época da Páscoa. Estes foram amassados na MFP e levedaram durante bastante tempo ( fiz a massa de manhã e cozi à noite), no forno.
É delicioso, vale a pena o trabalho que dá.
Com a mesma massa experimentei fazer um totalmente na MFP e ficou maravilhoso, só que não tem a forma tradicional do folar, nem leva o ovo cozido.
Ingrdientes
500g de farinha tipo 65
150g de manteiga
3 ovos (se forem pequenos, leva 4)
250g de açúcar
1,5dl de leite
1 pct de fermento fermipan (1 saqueta)
1 pitada de extracto de baunilha
Leite para pincelar
Manteiga para untar o tabuleiro
Preparação
Na cuba da MFP colacam-se os ingredientes pela seguinte ordem: o leite, os ovos, a farinha misturada com o fermento e a baunilha. Selecciona-se o programa para massas e quando a máquina apitar a primeira vez para adição de ingredientes, acrescenta-se a manteiga derretida, já morna.
Quando acabar o programa, retira-se a massa da máquina e coloca-se numa tigela grande a levedar, até obter o dobro do tamanho. Como esta receita leva bastante manteiga, custa a levedar, convém colocar em lugar aquecido e cobrir com uma manta de lã (cobri com uma manta e coloquei a tigela sobre o fogão, que teve o forno aceso, durante algum tempo).
Depois de ter levedado, faz-se uma bola e coloca-se um (se preferir podem ser dois) ovo cozido e frio no centro do folar. Pincela-se com leite morno, deixa-se levedar mais um pouco (cerca de 1 hora) e leva-se ao forno médio (180ºC), até ficar cozido e com aquela cor tostadinha.
Como é costume aqui, e como tenho na Quinta uma planta chamada "Roca de Velha" (não sei se tem outro nome), não untei o tabuleiro onde cozi o folar; forrei-o com as folhas dessa planta que são grandes, de cor verde escuro e que dão um sabor delicioso à massa.
Depois de cozido, retiram-se as folhas, deixa-se arrefecer e.......bom apetite!
Se quiser fazer o folar totalmente na MFP, seleccione o programa para pão de brioche, colocando a manteiga ao primeiro apito da máquina e levando o programa até o fim. O meu ficou muito claro por cima, então levei ao forno mais uns dez minutos e ficou perfeito.Assim consegue-se fazer o folar em 02h50 e fica excelente!
BOM APETITE!!!!!!!!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Eu adoro folar :)... Este ano nem o provei...
ResponderEliminarbeijo e bom domingo
Que folar com bom aspecto! Vim retribuir a visita, beijinho grande.
ResponderEliminarestá delicioso esse folarzinho...uma fatia com um cházinho vinha a calhar
ResponderEliminarbeijito
Nossa Fátima, muito diferente essa receita eu nao conhecia, mas está parecendo delicioso acho que deve ficar ótimo com um cafezinho quentinho...
ResponderEliminarBrigadinha pela visitinha
bjocas
Rê
Olá Fátima,
ResponderEliminarQue delicia de folar, com esses perceitos de ervas, sabores genuínos sem par.
Um beijinho e boa semana.
ce pain est magnifique, j'en prendrai volontiers un morceau
ResponderEliminarbonn journée