terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Lasanha à minha moda

 

Esta lasanha, à minha moda, é muito popular entre família e amigos, especialmente muito apreciada pelos mais pequeninos, que adoram tê-la à mesa em dias de festa e não só. Já a faço à tanto tempo que não me recordo qual foi a base donde tirei a ideia para esta receita. Provavelmente de alguma italiana? Não interessa agora , mas aqui vai ela, talvez vos dê ideias para o almoço ou jantar !

                        Ingrdientes

500g de carne ( pode ser 1/4 de porco, 1/4 de vaca e um pouco de linguiça) ou então só uma qualidade
250g de massa para lasanha ( usei da fresca "Modelo")
200g de queijo mozarella ralado ( usei do "Modelo")
1 lata de cogumelos laminados média (ou uma embalagem dos frescos)
1 cebola
1 dente de alho
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de farinha
1/2 litro de leite meio gordo (uso um pouco mais, se quero o bechamel menos espesso)
1dcl de azeite
1 lata de tomate pelado em pedaços
1 colher de sopa de polpa de tomate
manjericão, oregãos, sal, pimenta, q.b.
1 folha de louro


                          Preparação

Pique a cebola finamente juntamente com o alho, regue com o azeite e leve ao lume , num tacho até a cebola ficar macia mas sem queimar. Junte então a carne (ou carnes) e deixe cozinhar até mudar de cor.Acrescente os cogumelos, deixe cozinhar 2 a 3 minutos e junte o tomate pelado, a polpa de tomate, o manjericão, os oregãos, o sal e a pimenta. Deixe cozinhar por 15 a 20 minutos. Retire do lume e reserve.

Faça então o molho bechamel : leve um tacho ao lume com duas colheres de manteiga, deixe derreter, acrescente a farinha. mexa bem e junte o leite, mexendo sempre para que não faça grumos. Se isso acontecer, passe a varinha mágica. Coloque a folha de louro e vá mexendo até engrossar. Se vir que prefere o molho menos espesso, acrescente  mais  leite. ( Não se esqueça que depois de arrefecer o molho fica mais espesso). Retire do lume, extraia a folha de louro, e deixe arrefecer. Reserve

Coloque num tabuleiro de ir ao forno, um pouco de molho até cobrir o fundo, de seguida ponha algumas folhas de massa e sobre elas uma parte da mistura de carne. Repita a operação até esgotar os ingredientes.
Por fim cubra com o resto do molho e polvilhe com o queijo ralado.

Leve o tabuleiro ao forno quente a gratinar e cozer a massa  mais ou menos durante meia hora, mas cuidado para não queimar; se o seu forno for muito quente cubra com papel de aluminio no inicio da cozedura. Depois de cozida, retire do forno, deixe arrefecer um pouco e sirva de imediato.



BOM APETITE!!!!!!!!"!



5 comentários:

  1. Moi aussi j'aime beaucoup les lasagnes et j'en fais souvent.
    A bientôt.

    ResponderEliminar
  2. Fatima,
    Lasanha muito saborosa -- vê-se pelos ingredientes -- e muito bonita também.
    Obrigada pelas palavras gentis que deixou no meu blog, por sua inscrição como seguidora e por ter gostado do meu gatinho.
    Vi sua gata ali na direita, é linda! É muito bom ter um animal em casa, não é? Mamãe dizia que era importante para aumentar a generosidade e o amor das crianças. Daí sempre tivemos bichos lá em casa.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. FATIMA ESSA LASANHA TÁ ESPECIAL ADORO TODO TIPO DE MASSA!!OBRIGADO POR ME VISITAR FICO MUITO FELIZ!
    BEIJO!

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário,a sua opinião é muito importante para mim. Obrigada por visitar o blogue Sabores de S. Carlos.
Volte sempre!

Related Posts with Thumbnails