terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Bolo de Caramelo

 

Esta é uma das muitas receitas de bolo de caramelo que há por aí, mas com a particularidade de ser uma receita muito antiga e comum a muitas famílias da Terceira. Cá em casa, faço-a pelo menos à trinta anos. Deu-ma uma senhora, que já não está connosco, óptima cozinheira, e cujo livro de receitas dela era um verdadeiro tesouro!
Então lá fiz o bolinho como sobremesa para o meu jantar de Aniversário, o qual foi devidamente apreciado! Cá vai a receitinha com muito carinho, para quem gostar de caramelo e quiser deliciar-se!

                                  Ingrdientes

150g de açúcar
1/4 litro de leite quente
4 colheres de sopa de manteiga
4 colheres de sopa de açúcar
4 gemas de ovo
4 claras de ovo batidas em castelo
8 colheres de sopa de farinha
2 colheres de chá de fermento

                                  Preparação

Unte uma forma redonda, com ou sem buraco no meio, com manteiga,  polvilhe com farinha e reserve. Acenda o forno à temperatura de 180ºC.

Para fazer o caramelo coloque num tacho os 150g de açúcar com algumas gotas de água e leve ao lume até fazer um caramelo escurinho, mas com cuidado para não queimar. Acrescente 1/4 l de leite quente, aos poucos, cuidadosamente para não respingar e sempre a mexer até desfazer o caramelo. Retire do lume e deixe arrefecer.

Numa tigela bata as 4 colheres de açúcar com a manteiga, junte as gemas, bata de novo até ficar um creme fofo. Acrescente o caramelo já morno, a farinha e o fermento e bata mais um pouco só para misturar bem todos os ingredientes.

À parte bata as claras em castelo firme e junte à massa, envolvendo sem bater. Verta a massa na forma e leve ao forno, cerca de 50 minutos. Faça o teste do palito, para verificar a cozedura.
Depois de cozido, retire do forno, deixe arrefecer um pouco e desenforme para uma rede até arrefecer completamente.

                                      Reheio

Ingredientes

300g de açúcar 
4 colheres de sopa de manteiga
1 chávena de chá de nozes picadas
1/2 l de leite quente 

 Preparação

Leve o açúcar ao lume com algumas gotas de água até obter ponto de caramelo claro. Junte o leite quente, aos poucos e mexendo sempre para não talhar e ao mesmo tempo desfazer bem o caramelo. Acrescente a manteiga, continue mexendo e por fim coloque as nozes picadas. Deixe cozinhar por alguns minutos, até começar a engrossar (não deixe engrossar demasiado, porque depois de frio tem tendência a endurecer). Retire do lume, deixe esfriar,  recheie e cubra o bolo com o creme.

Nota: Se não quiser fazer o caramelo, pode usar o de compra e juntar a manteiga e as nozes. Na minha opinião o que se assemelha mais ao original, é o da marca "Vahiné", mas neste bolo nunca experimentei, faço sempre a receita original.
Também deve fazer o bolo no dia anterior para ser mais fácil, cortar em 3 metades quando for rechear.



                                                 BOM APETITE!!!!!!!!!
                                          



5 comentários:

  1. Só de olhar para este bolo, já me estou a babar!! lol
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Une petite tranche pour goûter, c'est possible?
    A bientôt.

    ResponderEliminar
  3. gosto tanto tanto... eu faço um no microondas que fica muito bom e faz-se num instante... espreita no meu cantinho, nos link de microondas... beijinhossssssss

    ResponderEliminar
  4. Olá ,vi esse bolo e ė tao igual ao que fazia a minha tia Micas ��

    ResponderEliminar
  5. Olá ,vi esse bolo e ė tao igual ao que fazia a minha tia Micas ��

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário,a sua opinião é muito importante para mim. Obrigada por visitar o blogue Sabores de S. Carlos.
Volte sempre!

Related Posts with Thumbnails